Uma área sombreada e permeada de jardins e gramados será o espaço de estudo e pesquisa para a comunidade acadêmica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica. As novas instalações da Divisão de Informação e Documentação deverão ocupar um ponto central e articulador dentro do conjunto de prédios de ensino e pesquisa da Instituição e também preservar e resguardar as atividades desenvolvidas pela Divisão.

Nossa proposta visa tirar máximo proveito desta condição especial, estabelecendo uma intervenção respeitosa às condições existentes. Reservando a superfície do terreno às atividades públicas e cívicas do instituto e configurando no térreo inferior através de pátios com jardins os espaços de trabalho da Divisão e a própria Biblioteca com seu valioso acervo.

A necessidade de abrigar tanto o acervo bibliográfico do ITA como as funções desenvolvidas pela divisão com conforto e respondendo as demandas de climatização destes usos orientou nossa solução a organizar estes dois programas ao redor de dois pátios ajardinados abaixo da superfície da praça. Desta forma foi alcançada uma solução adequada para responder estas demandas que também usufrui da condição específica desta região de São José dos Campos onde o nível do lençol freático é bastante baixo, evitando operações mais complexas de implantação. 

 Entendendo a centralidade do edifício da Divisão de Informação e Documentação dentro do conjunto do ITA e reconhecendo as potencialidades das áreas verdes do Instituto, a superfície do projeto se apresenta como uma grande área permeável aos passeios e acolhedora para os momentos de repouso e descanso. A nova biblioteca atua como um pivô da quadra educacional, articulando o novo prédio das Ciências Fundamentais, o novo auditório e o conjunto de edificações existentes nesta generosa praça permeada de vegetações.


Conferindo identificação ao edifício é configurada uma marquise em estrutura metálica sobre o conjunto. Protegendo os salões de leitura e acervo das insolações mais agudas e desagradáveis e também qualificando os caminhos de pedestres entres os edifícios didáticos do conjunto.